O Grupo Sabin, do ramo de medicina diagnóstica, foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor lugar para se trabalhar na região Norte do Brasil, na categoria médias empresas, pelo ranking Great Places to Work (GPTW). A premiação, que é o índice mais respeitado do setor, ocorreu na quinta-feira (27) no Diamond Convention Center, em Manaus.
A consistência da performance do Sabin no GPTW é notável: a companhia conquistou o primeiro lugar em sete das dez edições realizadas na última década. Nos anos restantes, sempre se manteve entre os três melhores. Esse desempenho ocorreu mesmo diante da forte expansão da pesquisa e da competição entre as companhias na região.
Em 2016, o ranking contava com 32 empresas e 29.338 funcionários, enquanto em 2025 alcançou 90 companhias e 41.842 colaboradores, demonstrando um crescimento expressivo.
Régis Torres, cogestor regional do Sabin em Manaus, destacou que “Esse prêmio representa a consolidação das nossas práticas de engajamento e de pertencimento. Valoriza e valida a nossa ideologia, o nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”.
Expansão e qualidade na região Norte
O Sabin iniciou suas operações na região Norte em 2012, começando pelo Amazonas. A rede, que se originou no Distrito Federal e conta com mais de 7 mil colaboradores em todo o país, atualmente emprega cerca de 700 pessoas em suas unidades localizadas em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Belém (PA) e Palmas (TO). Essa expansão foi uma iniciativa estratégica para levar serviços de medicina diagnóstica de alta qualidade para a região.
A cogestora regional do Sabin em Manaus, Simone Arruda, enfatizou a importância do serviço de qualidade oferecido: “A gente sabe o quanto é importante ter um serviço de qualidade e, na região, tínhamos uma carência nisso, especialmente com certificação PALC, que é específica para os laboratórios clínicos e valida todo o nosso processo de qualidade. Em Manaus, por exemplo, somos o único laboratório com essa certificação”.
Reconhecimento por uma década de excelência
Durante a cerimônia, o Sabin foi homenageado por ter figurado em todas as dez edições do ranking GPTW na região Norte, iniciadas em 2016. Tatiane Temi, CEO do GPTW Brasil, entregou uma placa que reconhece a “dedicação contínua à excelência, construindo um Great Place to Work no Norte por dez anos consecutivos”.
Nayara Borba, gestora regional do Sabin em Palmas, comentou que a homenagem é um reflexo direto da cultura interna da empresa. “Para nós, estar aqui há dez anos é o reflexo de uma cultura forte, de muito pertencimento e do nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, afirmou.
Cultura de cuidado e engajamento
A cultura de trabalho do Sabin tem recebido diversos reconhecimentos. Apenas no ano passado, a companhia foi agraciada com 13 reconhecimentos nacionais, regionais e setoriais em importantes pesquisas de clima organizacional. Além das edições regionais do GPTW Brasil, o Sabin recebeu o Prêmio FIA “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, o Prêmio Diversidade em Prática da Blend Edu e o Think Work Flash Innovations, entre outros.
O relatório de sustentabilidade de 2025 da empresa indica o alto nível de engajamento dos colaboradores: mais de 90% dos funcionários afirmam ter orgulho de dizer onde trabalham. O mesmo percentual expressa que seu trabalho no Sabin tem um sentido especial, indo além de ser “apenas mais um emprego”.
Daiara Alexandre, gestora regional do Sabin em Boa Vista, atribui o sucesso ao foco humano da companhia. “Há uma atenção aos resultados, como toda empresa, mas o Sabin consegue ir além disso e focar no ser humano. Hoje posso dizer que estou na companhia em que eu sempre quis estar, é um sonho que consegui realizar”, concluiu.
